quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Após quatro anos, o retorno de Franz Ferdinand ao Rio


Arquiduque do império Áustro-Húngaro, Francisco Ferdinando foi o estopim para o início da Primeira Guerra Mundial, no dia 28 de junho de 1914. Mas ele também teve destaque no mundo musical. Influenciados pelo nome do arquiduque, quatro jovens escoceses formaram, em 2001, a banda Franz Ferdinand.




Após apresentar um show em São Paulo no início da semana, o grupo retorna ao Rio de Janeiro hoje, depois de quatro anos, no Vivo Rio, às 22h. O público pode curtir a nova turnê da banda de rock indie, a "Rights Words, Right Thoughts, Right Action". Entre as músicas do repertório, estão "Tell Her Tonight" e "Do You Want To Do". Essa já é a sétima vinda da banda no Brasil.

Início da carreira

Bob Hardy e Alex Kapranos chamaram Nick McCarthy e Paul Thomson para formar a banda no início dos anos 2000. De início, Hardy, atual baixista, participava de outro conjunto como baterista, e Thomson tocava guitarra em outra banda, mas agora é o baterista do Franz Ferdinand.

Lançado em 2002, o primeiro disco dos meninos de Glasgow, apelidado de "Scottish Interpol", deu a oportunidade ao conjunto de assinar um contrato com a gravadora Domino. Já em 2004, a banda foi premiada com o LP "Franz Ferdinand", no Mercury Music Prize. Entre as músicas vencedoras do prêmio, está "Take me Out".

Outro disco de sucesso da banda foi "You Can Have It So Much Better... With Franz Ferdinand", de 2005, com as canções "The Fallen", "Walk Away" e "Fade Together".





2 comentários: