sábado, 18 de outubro de 2014

Vinte anos de um rock alternativo

Após a morte de Kurt Cobain, um dos principais companheiros no conjunto Nirvana, em abril de 1994, Dave Grohl cogitou largar a música. Mas tomou uma atitude inusitada: formar uma banda sozinho. Para gravar as composições autorais, o ex-baterista do Nirvana criou o Foo Fighters, em que ele tocava todos os instrumentos das canções. A primeira gravação foi em outubro de 1994, na gravadora Robert Lang's Studios, em Seattle, nos Estados Unidos.


Empolgado com a repercussão das músicas entre os amigos e outras gravadoras, Grohl chamou outros artistas para a banda: o guitarrista Pat Smear, o baixista Nate Mendel e o baterista William Goldsmith. O primeiro single do grupo foi lançado em junho de 1995, o "This is a Call".

Entre os sucessos estão "All My Life" e "Times Like These", do álbum "One By One", em 2002, e "Long Road to Ruin", do disco "Echoes, Silence, Patience and Grace", de 2007.

Além de Grohl e Mendel, a formação atual do Foo Fighters tem Taylor Hawkins na bateria, Chris Shiftlett e Pat Smear como guitarristas. Em 1997, após uma briga entre Grohl e William Goldsmith, o ex-baterista saiu da banda e deu lugar a Hawkins, que estava em turnê com a cantora Alanis Morissette.

Novo disco e shows no Brasil

Para comemorar os 20 anos de carreira, o Foo Fighters vai lançar, no dia 10 do mês que vem, o CD "Sonic Highways", o oitavo da carreira. Mas os fãs podem conter a ansiedade de esperar o lançamento com o single "Something From Nothing", que já está disponível no iTunes e no Google Play. Além disso, o canal HBO vai lançar uma série para mostrar os bastidores da gravação do novo disco. O trailer já está disponível no Youtube.

Os fãs brasileiros também poderão conhecer o novo trabalho com os shows da nova turnê. Em janeiro, o grupo se apresentará no Rio de Janeiro, em São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. O último show do Foo Fighters no país havia sido no Lollapalooza, em 2012.

3 comentários:

  1. Gostei muito da matéria! O Foo Fighters é uma das principais bandas de rock da atualidade.

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora de ir ao show do Foo Fighters!

    ResponderExcluir