![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjouLoUuOoKGEbqaYjrj7oGzkmue7xfKzUPNpvnqDbJE18xqq5I3vAp0mkB3tnPwfrTS8yPVpx9lNrrYLoYftxsLFzU9amzTt7oPf9vPk8fB6vJ_1D8CipQKmE6GyZeSwlLfLZzouE/s1600/10733657_4773969042971_678720345_n.jpg)
Durante 20 anos, Os Cariocas tocaram na Rádio Nacional, uma das principais do país. A rádio, criada em 1930, no governo de Getúlio Vargas, faz parte hoje da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Além de lançar artistas, a Rádio Nacional também ficou reconhecida com as radionovelas. "Era maravilhoso poder tocar lá. A Rádio Nacional era uma potência. Nós tínhamos a oportunidade de tocar com orquestras, e isso nenhuma televisão nos deu", analisa Severino, que por 13 anos foi contratado como arranjador da rádio.
Infância e juventude
A relação de Severino com a música é anterior à banda Os Cariocas. Nascido em Belém, no Pará, ele chegou ao Rio de Janeiro aos dois anos. No colégio Pedro II, o artista formou diversas grupos vocais com os amigos, para cantar depois das aulas. "Era uma época muito boa, de grandes orquestras. Tínhamos aulas de música na escola, mas o principal era quando tocavam nas rádios", explica.
Apesar de ter o apoio da mãe, Severino conta que o pai achava violão "coisa de malandro". Mas ele persistiu na carreira e, durante quatro anos, estudou harmonia, contraponto e regência com um professor particular. Na Tijuca, ele conviveu com os irmãos de Tim Maia. "Só fui saber disso muito depois. Tim Maia era uma pessoa maravilhosa. Chegou a me ligar às 4h pedindo para gravar com Os Cariocas", conta Severino. E o desejo de Tim para gravar com Os Cariocas se tornou realidade, na década de 1990.
Grandes artistas
Além de Tim Maia, Os Cariocas já gravaram com grandes nomes da música brasileira. Um dos principais shows da banda foi em 1966, na boate Bom Gourmet, no Lido, na zona sul carioca, com Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto. Eles ficam em turnê durante 45 dias.
Outro momento marcante da carreira de Severino foi quando Os Cariocas se apresentaram no programa Night Show, em 1965. "No fim do programa, a orquestra se levantou quando cantamos em capela. O show foi ótimo, e voltamos lá 20 dias depois", destaca o maestro.
Os Cariocas hoje
Hoje, a formação atual de Os Cariocas reúne Neil Carlos, no contrabaixo, Eloi Vicente, no violão, e Fábio Luna, na bateria. O último disco lançado foi "Estamos Aí", do ano passado, que reúne músicas como "Madame Quer Sambar", "A Noiva da Cidade", "Januaria" e "Vera Cruz".
Sem o auge da bossa nova, Severino ressalta que a banda ainda atrai um grande público. "A bossa nova é um estilo de ambientes pequenos e médios. Mas ainda fazemos shows e gravações. É muito bom ainda se apresentar. Nosso público é ótimo", elogia o artista.
![]() |
Formação atual de Os Cariocas. Severino, à esquerda; Neil Carlos, Eloi Vicente e Fábio Luna |
Parabéns pela matéria, e parabéns também ao grupo Os Cariocas! Já tive, inclusive, a oportunidade de assisti-los e achei muito bom! E gostei muito do repertório do último CD.
ResponderExcluirObrigada pelo comentário! Os Cariocas são muito bons mesmo!
Excluir