sábado, 30 de agosto de 2014

20 anos de Oasis

Dois irmãos britânicos, com um comportamento agressivo típico do rock dos anos 1980 e 1990, e com o sonho de serem os Beatles. Um desejo da maioria dos jovens daquela época, tornou-se real para os irmãos Gallagher. Influenciados pelo som de Led Zeppelin, Sex Pistols e pelo movimento "britpop", o qual usava ritmos radiofônicos no rock, Liam e Noel lançaram "Definitely Maybe", disco de estreia do Oasis, há 20 anos.
Ao longo da carreira, a banda vendeu cerca de 80 milhões de álbuns e ficou marcada como o símbolo do tradicional rock britânico, que estava em baixa com o surgimento de outras correntes musicais, como o grunge dos Estados Unidos.

Os irmãos brigaram, o grupo acabou, mas os fãs não ficaram órfãos. Neste ano, uma série de programações homenageia a banda. Além do relançamento do primeiro álbum, a trajetória do Oasis poderá ser relembrada em uma exposição, na galeria London Newcastle, em Londres, que reúne fotos inéditas da banda e guitarras usadas por Noel.

A união e o sucesso

Com Paul Arthurs, Paul McGuigan e Tony McCarroll, Liam Gallagher era um dos integrantes da The Rain. Sem sucesso com a banda, eles resolveram mudar o nome para Oasis. Após a primeira apresentação ao vivo, em 1991, na Boardwalk Club, em Manchester, Noel Gallagher entrou no grupo, com a função de ser o compositor das músicas. A entrada de Noel alavancou o sucesso do Oasis e deu visibilidade às gravadoras. E o primeiro contrato foi assinado com o produtor Alan McGuee, da Creation Records, depois de um show em Glasgow, na Escócia.

Desde a década de 1980, o grunge norte-americano predominava nas rádios. Criado em Seattle, nos Estados Unidos, o movimento era influenciado pelo hardcore punk, heavy metal e indie rock. Mas o sucesso se tornou incômodo para algumas bandas, que se separaram durante a década de 1990. O suicídio de Kurt Cobain, líder do Nirvana, em abril de 1994, também desestimulou que os grupos grungies continuassem com o mesmo vigor de antes. 

Neste ambiente de incertezas, o Oasis chegaria para mudar o cenário musical do mundo, sem medo da fama. Em 1994, os saudosistas do rock britânico "de raiz" comemoravam com a chegada de "Definitely Maybe" às prateleiras das lojas. Com 18 milhões de cópias vendidas, o disco trouxe sucessos como "Live Forever", "Supersonic", "Shakermarker" e "Rock'N'Roll Star". 

Com sete discos gravados, ao longo da carreira o Oasis vendeu cerca de 70 milhões de cópias. Um dos grandes sucessos da banda foi "Wonderwall", do terceiro álbum, "(What's the Story) Morning Glory?", de 1995. Ao entrar no "Top 10" das músicas mais tocadas, na Billboard dos Estados Unidos, a música quebrou um tabu de que bandas britânicas não entravam no ranking norte-americano.

Separação

Apesar de todo o sucesso, o grupo anunciou a separação, em 2009. A briga entre os irmãos Gallagher ocorreu no camarim de um festival, e, durante a discussão, Liam teria jogado uma guitarra pelo camarim. Após boatos do fim da banda, o anúncio oficial foi dado no dia 8 de outubro, por Liam, em uma entrevista ao jornal inglês The Times.

Liam e os outros integrantes do Oasis, menos Noel, continuam juntos, mas com a banda Beady Eye. Sem cantar músicas do antigo grupo, eles já lançaram dois discos. Enquanto Noel se dedica ao projeto solo, chamado Noel Gallagher's High Flying Birds.

7 comentários: